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Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011

Linha aérea Umuarama - Curitiba já tem data para começar


Durante uma reunião entre lideranças políticas e empresariais ontem na Prefeitura de Umuarama foi definida a implantação da linha área diária para Curitiba a partir de meados de fevereiro próximo. A data inaugural deverá ser 14 de fevereiro.
A linha será operada pela Sol Linhas Aéreas, de Cascavel, com saída de Umuarama às 5h30 e retorno saindo do aeroporto Afonso Pena em Curitiba às 21 horas. O prefeito de Umuarama, Moacir Silva, está liderando a campanha regional para divulgar a importância do voo e aproveitou para convocar as pessoas a utilizarem a aeronave em suas viagens.
Somente na reunião desta sexta-feira, pelo menos 50 passagens mensais foram confirmadas pelos empresários que estavam presentes. Os prefeitos da região estão se encarregando de intermediar, ou eles mesmos comprarem quando precisarem viajar à Capital, média de cinco passagens cada, o que totalizaria mais 150 por mês. "Ainda falta falar com dezenas de outros empresários que não puderam ir à reunião e as associações comerciais da região", diz o prefeito.
A corrida é para garantir a comercialização da maioria das passagens nos primeiros seis meses de operação da linha. Na proposta da empresa, é necessário garantir a lotação dos 19 assentos da aeronave em cada viagem. "Eu não tenho dúvida de que a partir de dois meses o avião vai viajar sempre lotado".
A passagem inicial vai custar R$ 439,00 de ida e o mesmo valor na volta. Atualmente, quem precisa viajar de avião se desloca a Maringá, distante 160 quilômetros. Uma passagem da Gol para Curitiba na próxima segunda-feira era vendida ontem por R$ 334,00 com saídas às 5h15 e 6 horas de Maringá. Segundo um dos diretores da Associação Comercial e Industrial de Umuarama, João Luiz Bortoloto, se incluir os cerca de R$ 100,00 gastos com combustíveis de Umuarama a Maringá, mais o estacionamento no aeroporto, o custo será até maior.
Na região não há um levantamento sobre o número de pessoas que vão diariamente a Maringá ou Cascavel, para embarcar em um avião. O diretor da Sol Linhas Aéreas, Marcos Solano Vale, diz que mesmo sem esse número é possível prever que haverá passageiros suficientes para garantir a linha. A aeronave prevista para fazer a linha Umuarama-Curitiba é uma LET 410 com 19 assentos, um bimotor fabricado na República Tcheca.
A reclamação comum na região é o horário dos voos. Para embarcar às 6 horas em Maringá, o usuário precisa sair de Umuarama por volta das 3h30 e enfrentar duas horas na rodovia PR-323 que, devido ao aumento no momento e no número de acidentes, está sendo chamada de rodovia da morte. O diferencial da nova linha será a opção de sair de Umuarama cedo e voltar à noite.
O administrador de aeroportos e especialista em aviação, Clairton Hammer, esteve na reunião de lideranças em Umuarama e disse que é raro no País uma região se mobilizando para garantir a linha aérea que já está liberada. Segundo ele, a região não pode perder essa oportunidade. Um exemplo é a cidade de Blumenau (SC) que há alguns teve a mesma oportunidade, mas não aproveitou e hoje vive se lamentando. Citou ainda que muitas cidades até maiores do que Umuarama estão em busca de linhas aéreas, mas não possuem a aprovação que Umuarama já conseguiu.
Empresários garantem apoio


Vários empresários garantiram passagens ontem. A Universidade Paranaense (Unipar) está levantando a necessidade e deve garantir mais de dez passagens mensais para professores e outros profissionais que atualmente precisam ser buscados ou levados a Maringá.
O prefeito de Guairá, Manoel Kuba, esteve em Umuarama para apoiar a linha aérea e disse que hoje precisa viajar a Cascavel e, na maioria das vezes por causa do mau tempo, vai a Foz do Iguaçu, distante 230 quilômetros, o que se torna inviável. "Temos ainda o aumento no turismo de compra em Salto del Guairá e muita gente vai usar essa linha para conexões a outras regiões do País". De Guairá a Umuarama são 110 quilômetros.
O empresário e deputado estadual Fernando Scanavaca(PDT) viaja todas as semanas para Curitiba e diz que se o preço for competitivo vai atrair clientela". Segundo o ex-prefeito, as linhas anteriores só não deram certo porque os preços não eram competitivos.

Reforma no aeroporto
Com a pista do aeroporto em condições de operar a linha Umuarama-Curitiba, a administração municipal está investindo R$ 510 mil na reforma e ampliação do setor de embarque e desembarque de passageiros no aeroporto Orlando de Carvalho. A área construída passará dos atuais 262 metros quadrados para 510. A Prefeitura diz que já realizou todas as obras na pista exigidas pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e as reformas em execução complementam o projeto de adequar pista e entorno ao bom atendimento dos usuários.
Prefeitos serão agentes
O prefeito de São Jorge do Patrocínio, Cláudio Palozi, disse que consegue garantir cinco passagens mensais. Segundo ele, as passagens serão utilizadas por empresários e, quando for necessário, pelo prefeito, vice ou vereador. Proposta semelhante fez o prefeito de Icaraíma, Paulo Queiroz. Ele diz que para ir a Maringá embarcar às 6 horas precisa levantar-se às 2 horas da madrugada. Por isso, está apoiando a iniciativa e disse que vai mobilizar os empresários do município, produtores rurais e outros a viajarem de avião.
O prefeito Moacir Silva afirma que as prefeituras vão atuar como agentes de incentivo ao uso das passagens pela comunidade. E os agentes políticos vão usar sempre que necessário e dentro do que permite a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Seria uma forma de incentivar outras pessoas ao uso do avião. Tenho a certeza de que em poucas semanas a viagem de avião vai virar moda na região e a lotação não dependerá de agentes públicos", diz.


 

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